quarta-feira, 23 de maio de 2012


Atividade Avaliativa da Temática Blog – Módulo 17

Profª Me. Maria José de Oliveira Russo
 

Reflexão

 

"O direito de ser, sendo diferente, na escola"




       A inclusão é um processo que veio para quebrar qualquer tipo de preconceito que possa existir entre os seres humanos. Sendo assim, é importante a inserção da inclusão desde a educação infantil, momento no qual se inicia a construção do conhecimento em que o educando sai de seu círculo familiar vislumbrando um novo universo.
       A inclusão escolar é uma inovação educacional que sugere a abertura das instituições educacionais às diferenças. A criança que cresce envolvida num mundo inclusivo adquire outra formação e mentalidade.
      Trabalhar com o educando com necessidades especiais junto com o aluno regular é algo extremamente enriquecedor, uma vez que ambos podem perceber que, apesar de aparentemente, diferentes, eles podem trocar grandes experiências, sem contar o respeito que um adquire pelo outro.
     Hoje dispomos de uma constituição que nos da respaldo para que este processo inclusivo não seja utópico, e sim se torne cada vez mais uma realidade. Embora estejamos enfocando as crianças com necessidades educacionais especiais, porque necessitam de significativas adaptações arquitetônicas e pedagógicas nas escolas em geral, o que devemos atentar nesse processo educativo é na educação embasada na preocupação de acolher a todas as pessoas, sem preconceitos de qualquer natureza, nos distanciando cada vez mais das práticas tradicionais de exclusão, que vão desde os mais diversos tipos de discriminação até uma bem intencionada. 
       De acordo com a leitura do texto produzido pela ONG Save the Children, UK, páginas 18, 19, 20, 21, traduzido do inglês e digitado por Maria Amelia Vampré Xavier, podemos destacar alguns benefícios que a inclusão pode nos proporcionar.
         · A educação infantil inclusiva pode ajudar a quebrar o ciclo de exclusão;
         · A educação infantil inclusiva pode melhorar a qualidade da educação para todos;
         · A educação infantil inclusiva pode ajudar a superar a discriminação;
         · A educação infantil inclusiva promove inclusão mais ampla.
        Sue Stubbs (1991 – 2001); “Educação inclusiva é uma estratégia que contribui para a meta final de se promover uma sociedade inclusiva".
        Em suma, podemos concluir o quão importante e benéfico é para a criança portadora de necessidades especiais o convívio com os alunos regulares proporcionando uma rica experiência vivenciada por todos os envolvidos.


Referências:
Sue Stubbs, Consultora sobre Deficiências
Save the Children - UK 1991 - 2001
http://www.afadportoalegre.org.br/left_artigos/tx_beneficio_inclusao.html

Imagem: http://educacionalsilk.blogspot.com.br/2008/10/10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário